Esta palavra significa "separação" em africânder língua mais falada na África do Sul, o apartheid começa a vigorar no país depois da África se ter tornado independente da Inglaterra em 1961, por uma minoria branca, detentora do poder e das riquezas, com o objetivo de controlar a maioria negra incluindo os asiáticos e as pessoas de pele mestiças. Antes dessa data já havia enormes desigualdade entre brancos e negros.
Etapas que levaram ao desmantelamento do Apartheid:
- 1983 Direito a voto para asiáticos e mulatos.
- 1984 Uniformização dos impostos para todas as raças. O arcebispo negro Desmond Tutu recebe o premio Nobel da Paz. O governo permite o casamento entre raças diferentes.
- 1985 Fim da proibição de partidos políticos multirracias.
- 1986 Abolição das Cortes da justiça especificas para negros. Abertura de determinados cinemas, teatros, escolas, parques, restaurantes a todas as raças.
- 1987 Abertura das praias publicas a todas as raças. Abolição da reserva de emprego para branco.
- 1988 Fim da segregação racial em trens de subúrbios.
- 1989 instituição da áreas residenciais multirraciais.
- 1990 Legalização de organizações antiapartheid, como o Congresso Nacional Africano(CNA). Libertação de prisioneiros políticos, como Nelson Mandela. após 27 anos de prisão, provocando destaque na imprensa internacional.
- 1991 Inicio de conversações entre o governo branco e o CNA, liberado por Nelson Mandela. Uma da maiores organizações políticas de lutas pelos direitos dos negros país. Abolição da Lei de segregação pública.
- 1992 Aprovação, por plebiscito, do fim do apartheid na África do Sul.
- 1994 Eleição do líder negro Nelson Mandela para presidência da república. Mandela e o Líder branco Frederik Klerk, principais figuras do fim do apartheid recebem o Premio Nobel da Paz.
Não é por acaso que a África do sul é sede da Copa do Mundo 2010.
África do Sul antes de Mandela e África do Sul pós Mandela. Um dos maiores Lideres Negro que o Mundo já viu.